quinta-feira, 6 de setembro de 2012

E.M.E.F Professor Oscar Machado e a acessibilidade.

Escola Municipal Professor Oscar Machado.
    A escola está em processo de adaptação para receber alunos com necessidades especiais. Já possui barras nas paredes, rampas, banheiro adaptado e sala de AEE ( Atendimento Educacional Especializado).

Sala de Atendimento Educacional Especializado.

Entrevista realizada com uma educadora que trabalha com alunos de inclusão.

   A Entrevista foi realizada com a educadora Lesiane Rocha  Silva na EMEF Professor Oscar Machado, onde a mesma é monitora de um aluno de inclusão do 4º ano dos anos inciciais.  
   Segue abaixo, os questionamentos respondidos pela educadora:

1. Qual sua formação?
2. Oue lhe motivou a trabalhar com a educação especial?
3. Quais são as deficiências que você atende?
4. Quais são as deficiências mais difíceis de trabalhar?
5. Como, o aluno com deficiência atinge as etapas educacionais?
6. O que é mais difícil: lidar com o preconceito ou com a deficiência?
7. O que teria que ser feito para suprir a necessidade de profissionais para lidar com as pessoas com necessidades especiais?
 

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS

    O Atendimento Educacional dirigido às pessoas com deficiência existe a pouco tempo em todas as escolas do município, hoje contamos com uma sala de AEE em praticamente todas as instituições municipais, o que embasa o trabalho pedagógica nas salas regulares. Os profissionais das salas de AEE são todos psicopedagogos ou tem curso na área da educação especial, eles auxiliam os educadores com esses alunos que possuem alguma deficiência.
   O trabalho pedagógico diversificado e baseado na construção do conhecimento proporciona a todos os educandos uma aprendizagem significativa, onde cada um aprende a seu tempo, existindo uma troca entre educadores e educandos.
   EDUCAÇÃO INCLUSIVA
  A educação inclusiva tem como objetivo proporcionar aos educandos com necessidade especiais, a construção da aprendizagem levando em conta suas carcterísticas. Este processo de socialização com a aprendizagem deve começar desde cedo e perdurar até a terceira idade, sendo um processo contínuo.
   Sendo assim , a ajuda pedagógica torna-se essencial em todas as etapas do desenvolvimento cognitivo, social e motor, sempre levando-se em consideração as potencialidades individuais de cada educando.