quinta-feira, 4 de outubro de 2012

GLOSSÁRIO DE TERMOS ( Tema Inclusão)

Autismo: Fenômeno patológico (Dicionário Aurélio) cerebral caracterizado pela limitação do desenvolvimento afetivo/social (desligamento do mundo); na maior parte dos casos, acompanha retardo mental (limitação e atraso no desenvolvimento intelectual). Acomete mais a crianças do sexo masculino.
Movimentos repetitivos de cabeça e membros, palavras e frases são comuns.
Não há padrão de comunicação com outras pessoas, nem afetos. a terapia ocupacional é um dos meios de assistir o autista e integrá-lo à sociedade.

Deficiência:  Falta, carência, Insuficiência.  Em Termos de Inclusão é Toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano;

Desatenção:  Falta de atenção ou cuidado, distração.

Diagnóstico:  Conhecimento ou determinação de uma doença pelos seus sintomas, sinais e/ou exames diversos.

Dificuldade:  Caráter de difícil, obstáculo.

Disgrafia:  Distúrbio de aprendizagem semelhante à Dislexia, ocasionando dificuldades no desenvolvimento da escrita manual. Os portadores desse distúrbio podem escrever perfeitamente bem com máquinas de escrever ou teclados de computador.

Dislexia:  Distúrbio da aprendizagem, específico da linguagem, caracterizada por dificuldade na decodificação de palavras. Mostra insuficiência no processo fonológico. Apresenta sintomas variados. É hereditária e não acompanha, em absoluto, comprometimento da inteligência. Não visto como doença e não apresenta comprometimento neurológico.

Distúrbio:  Perturbação orgânica ou social. Em Termos de Inclusão é Situação, geralmente transitória, em que a pessoa apresenta deficiência ou incapacidade de ordem física (expressão), sensorial ou mental. geralmente reversíveis quando sujeitas a terapias especializadas (médicas, pedagógicas, psicológicas, psicopedagógicas, fonoaudiológicas, entre outras).

Educação Especial:  Modalidade de educação escolar - um processo definido em uma proposta pedagógica, assegurando um conjunto de recursos e serviços educacionais especiais, organizados institucionalmente para apoiar, complementar, suplementar e, em alguns casos, substituir os comuns, de modo a garantir a educação escolar e promover o desenvolvimento das potencialidades dos educandos que apresentem necessidades educacionais especiais, em todos os níveis, etapas e modalidades da educação.

Escola Especial:   Escolas destinadas a atender, especificamente, portadores de necessidades especiais, agrupados ou por deficiência específica - sensorial, física, mental ou múltipla. Sua existência e funcionamento se justificam, atualmente, somente para casos considerados muito graves e que impossibilitem a inclusão dos sujeitos em escolas/salas de aula regulares.

Hiperatividade:  “A Hiperatividade (TDAH) é um desvio  comportamental,caracterizado  pela  excessiva  mudança  de  atitudes  e  atividades, acarretando pouca consistência em cada tarefa a ser realizada” (Abram Topczewski, 19). Fonte: http://www.rizoma.ufsc.br/html/857-of10a-st3.htm

Inclusão:  O contrário de exclusão e componente do processo dialético exclusão/inclusão. Pessoas socialmente incluídas (ou inseridas) são as que fazem parte dos ambientes materiais e simbólicos (educação e cultura), em contraposição às pessoas (socialmente) excluídas.

Inclusão Escolar:  Processo de inclusão nos ambientes escolar e cultural dos sujeitos anteriormente excluídos desses ambientes sociais. é mais que a simples integração física de sujeitos em sala de aula - pois supõe uma mudança de atitudes e mentalidade frente às diferenças e diversidades de toda ordem: físicas, étnicas, culturais, econômicas, etc..

Integração: Ação que se exerce mutuamente entre duas ou mais coisas, ou duas ou mais pessoas.

Superdotação:  capacidade intelectual, cognitiva ou de outra qualidade, significativamente acima da média das pessoas comuns (no caso do teste de QI, registros acima de 140). Tradicionalmente, aplicava-se a alunos com raciocínio lógico-dedutivo e matemático acima da média. atualmente, a partir do conceito de inteligências múltiplas de Howard Gardner, aplica-se também a outros potenciais: inteligências espacial, cinestésica, musical, estética, entre outras.

Transtorno:  Desordem, Contrariedade.

Psicológicos:  Conjunto de estados e disposições psíquicas e mentais de um indivíduo ou grupo de indivíduos.




fontes:http://www.conteudoescola.com.br/inclusao/17/68  e dicionário de Língua Portuguesa escolar Mini Aurélio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário