segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Prática educativas de Socialização.

  • Faça com seus alunos a brincadeira do objeto no saco. Coloque um objeto em um saco de pano, vende os olhos de quem vai adivinhar o conteúdo do saco. Com essa atividade, todos vão compreender melhor a necessidade que a criança Deficiênte Visual tem de tocar tudo que está á sua volta.
  • Geralmente alunos autistas, têm certa resistência em entrar na sala de aula, muitas vezes fica em um ambiente fora do espaço da sala de aula. Para aproximá-lo do grupo, você pode organizar uma aula perto dele, no ambiente escolar que ele costuma ficar.

  • Para ajudar seus alunos a desmistificar as necessidades educacionais especiais e respeitar as limitações do outro, você pode propor atividades como: 
    • Desenhar e escrever com os pés, com a boca, com o lápis embaixo do braço, com a mão contrária áquela que os alunos têm habilidade;
    • Pular corda com um pé só;
    • Ver um filme sem o som e depois descrever o que entendeu;
    • Ler um texto escrito de trás para frente;
    • Com uma venda nos olhos, descobrir a forma de objetos, fazer uma refeição, movimentar-se na sala de aula;
    • Comunicar-se por meio de gestos, mímicas, etc.
     
  • Um outro passo importante é agrupar os alunos na maioria das atividades desenvolvidas. O trabalho conjunto incentiva a cooperação, a construção do espírito solidário e a troca de conhecimentos. Não importa que o aluno, em alguns momentos, copie do outro. O que vai lhe impedir que ele faça isso em todos os momentos é o fato de você elaborar atividades cujos desempenhos sejam obrigatoriamente diferentes.
Fonte: http://wwwp.fc.unesp.br/~lizanata/tcc/atividadesdeinclusao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário