quarta-feira, 3 de outubro de 2012

TDAH = Dicas para professores.


     " O primeiro passo da inclusão é entender e aceitar que cada criança tem um ritmo, tendo ela necessidade especial ou não."


     O TDAH é um transtorno muito frequente, observado em cerca de 3  a  5 % das crianças e em torno de 4% nos adultos. 


     TDAH = Maestro
     
    TDAH é uma deficiência na função executiva do cérebro. Imagine que fosse uma orquestra. As outras funções cognitivas ( os músicos) estão subordinados à essa função executora, que seria o maestro. Os músicos tocam muito bem, o problema é o condutor da orquestra.


    O vídeo http://www.youtube.com/watch?v=cTBGuhSGO-M dá muitas dicas de como lidar com pessoas que possuem TDAH, tanto para pais como para professores, além de explicar de maneira clara o que é TDAH e as principais característica dos portadores deste transtorno.  Durante o vídeo também são descritas algumas causas, esclarecendo muitas dúvidas.

    TDAH e a escola.


   "Nós educadores não podemos esquecer que a dificuldade faz parte do processo de aprender."

   Precisamos saber diferenciar distúrbio de aprendizagem e dificuldade de aprendizagem.
   Dificuldade de aprendizagem é de origem pedagógica;
   Distúrbio de aprendizagem é de nrigem neurológhca.
 
   Algumas nomenclaturas para TDAH que professores precisam conhecer:
  #  DA - Déficit de Atenção ( Antes conhecido como DCM -Disfunção Cerebral Mínima)
  #  DA/ H - Distúrbio de Déficit de Atenção com Hiperatividade - Impulsividade

   Principais sintomas de:
 


Desatenção:
   

  •  Evitar, ou relutar, em envolver-se  em tarefas que exijam esforço mental constante;
  • Perder coisas necessárias para as tarefas ou atividades;
  • Ser facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa;
  • Apresentar esquecimento em atividades diária.

Hiperatividade:

  • Agitar as mãos, os pés ou se mexer na cadeira;
  • Abandonar a cadeira em sala de aula ou em outra situação na qual se espera que permaneça sentado;
  • Correr ou escalar em demasia em situações nas quais isto é inapropriado;
  • Dificuldade em brincar ou envolver-se silenciosamente em atividade de lazer;
  • Estar frequentemente " a mil" ou muitas vezes agir como se estivesse " a todo vapor";
  • Falar em demasia.

Impulsividade:


  • Frequentemente dar respostas precipitadas antes das perguntas serem concluídas;
  • Apresentar constantemente dificuldade em esperar sua vez;
  • Frequentemente interromper ou se meter em assuntos dos outros.


   Diagnóstico:

# Pelo manos 6 dos sintomas de desatenção e/ou hiperatividade devem estar presentes;
# É fundamental considerar a duração dos sintomas e a frequência e intensidade dos mesmos;
# Considerar o grau de prejuízo dos sintomas;
# A avaliação diagnóstica deve envolver os pais, a criança e a escola ( professores).



Tratamento:

# Psicopedagógico;
# Farmacológico;
# Acompanhamento.


Fonte: Material disponibilizado na Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional do Instituto Luterano.

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