" O primeiro passo da inclusão é entender e aceitar que cada criança tem um ritmo, tendo ela necessidade especial ou não."
O TDAH é um transtorno muito frequente, observado em cerca de 3 a 5 % das crianças e em torno de 4% nos adultos.
TDAH = Maestro
TDAH é uma deficiência na função executiva do cérebro. Imagine que fosse uma orquestra. As outras funções cognitivas ( os músicos) estão subordinados à essa função executora, que seria o maestro. Os músicos tocam muito bem, o problema é o condutor da orquestra.
O vídeo http://www.youtube.com/watch?v=cTBGuhSGO-M dá muitas dicas de como lidar com pessoas que possuem TDAH, tanto para pais como para professores, além de explicar de maneira clara o que é TDAH e as principais característica dos portadores deste transtorno. Durante o vídeo também são descritas algumas causas, esclarecendo muitas dúvidas.
TDAH e a escola.
"Nós educadores não podemos esquecer que a dificuldade faz parte do processo de aprender."
Precisamos saber diferenciar distúrbio de aprendizagem e dificuldade de aprendizagem.
Dificuldade de aprendizagem é de origem pedagógica;
Distúrbio de aprendizagem é de nrigem neurológhca.
Algumas nomenclaturas para TDAH que professores precisam conhecer:
# DA - Déficit de Atenção ( Antes conhecido como DCM -Disfunção Cerebral Mínima)
# DA/ H - Distúrbio de Déficit de Atenção com Hiperatividade - Impulsividade
Principais sintomas de:
Desatenção:
- Evitar, ou relutar, em envolver-se em tarefas que exijam esforço mental constante;
- Perder coisas necessárias para as tarefas ou atividades;
- Ser facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa;
- Apresentar esquecimento em atividades diária.
Hiperatividade:
- Agitar as mãos, os pés ou se mexer na cadeira;
- Abandonar a cadeira em sala de aula ou em outra situação na qual se espera que permaneça sentado;
- Correr ou escalar em demasia em situações nas quais isto é inapropriado;
- Dificuldade em brincar ou envolver-se silenciosamente em atividade de lazer;
- Estar frequentemente " a mil" ou muitas vezes agir como se estivesse " a todo vapor";
- Falar em demasia.
Impulsividade:
- Frequentemente dar respostas precipitadas antes das perguntas serem concluídas;
- Apresentar constantemente dificuldade em esperar sua vez;
- Frequentemente interromper ou se meter em assuntos dos outros.
Diagnóstico:
# Pelo manos 6 dos sintomas de desatenção e/ou hiperatividade devem estar presentes;
# É fundamental considerar a duração dos sintomas e a frequência e intensidade dos mesmos;
# Considerar o grau de prejuízo dos sintomas;
# A avaliação diagnóstica deve envolver os pais, a criança e a escola ( professores).
Tratamento:
# Psicopedagógico;
# Farmacológico;
# Acompanhamento.
Fonte: Material disponibilizado na Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional do Instituto Luterano.
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